Aqui divido com você as experiências, notícias do setor e outras coisas que achei legal (ou não) em pernadas aí pelo mundo.

3 de fevereiro de 2015

Confira 10 dicas de museus para visitar na Holanda e se divertir


Museu Van Gogh (Divulgação/Holland Alliance)
A Holanda se prepara para um 2015 culturalmente especial. Na capital Amsterdã, que tem a maior densidade de museus do mundo – cerca de 60 –, e por todo o país, novas exposições celebram da arte clássica à contemporânea, passando pela história e cultura locais.

Além das comemorações pelos 125 anos de inspiração de Van Gogh, um dos mais ilustres pintores holandeses, os museus do país trazem uma programação intensa. Selecionamos as principais 10 novidades, para curtir ao longo do ano.

1. Van Gogh Museum

O Museu Van Gogh, em Amsterdã, abriga e administra a maior acervo de Vincent van Gogh do mundo e atrai cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano. Ele foi remodelado no ano passado para a celebração de 125 anos de inspiração do pintor, e desde 28 de novembro uma nova exposição da coleção permanente está em cartaz com cerca de 1.100 produções entre cartas e desenhos, que raramente são exibidas porque são muito sensíveis à luz. Pela primeira vez, o museu apresenta a história completa: o artista, o contexto, suas ambições pessoais, suas emoções, os mitos e sua influência até os dias de hoje, mostrando o porquê Van Gogh é um artista universalmente reconhecido. Mais informações no site do museu.

2. Rijksmuseum

O Museu Nacional da Holanda, mais conhecido como Rijksmuseum, traz em destaque neste ano a exposição Late Rembrandt (12 de fevereiro a 17 de maio), que reunirá trabalhos do pintor feitos entre 1652 até seu falecimento, em 1669. Instalado na Museumplein (Praça do Museu), bem no centro de Amsterdã, o Rijksmuseum ainda abriga uma coleção de arte e história da Holanda desde a Idade Média, que ocupa 80 salas em quatro pisos. Mais informações aqui.

3.Mauritshuis

 
Recém-inaugurado após dois anos de reforma, o Mauritshuis, em Haia, é famoso por guardar uma das obras mais emblemáticas de Johannes Vermeer, Moça com Brinco de Pérola, que ficou conhecida como a Mona Lisa holandesa. Além de Vermeer, o museu reúne obras dos velhos mestres dos séculos XVII e XVIII, como Rembrandt e Frans Hals.

Neste ano, de 5 de fevereiro a 10 de maio, uma coleção do The Frick Collection – Art Teasures from New York estará em exposição no Mauritshuis. Será a primeira vez que uma parte tão grande da coleção, 36 peças entre pinturas, desenhos e esculturas, será oferecida por empréstimo.

No verão europeu, a novidade fica por conta da obra inédita de Rembrandt, O Caso de Saul e Davi, que será exposta pela primeira vez no museu.

4. Casa de Anne Frank

A cada seis meses, uma nova exibição temporária é inaugurada na casa da mundialmente conhecida menina Anne. Até abril de 2015, The helpers of the Secret Annexe está aberta à visitação, uma exposição especial que ressalta a importância daqueles que ajudaram a família Frank a se esconder durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2015, também será celebrado o 70º aniversário da morte de Anne Frank e algumas homenagens serão feitas ao longo do ano.

Nessa casa, no centro de Amsterdã, está o esconderijo onde Anne Frank escreveu seu famoso diário durante a Segunda Guerra Mundial. Anne era uma garota normal em circunstâncias excepcionais. Por mais de dois anos, ela descreveu no diário os eventos de seu dia a dia no esconderijo. A visita à Casa de Anne Frank é uma experiência comovente e parada obrigatória para os visitantes da cidade.

5. NEMO

O NEMO é um centro de ciência e tecnologia de cinco andares repleto de atrações para as crianças e suas famílias. Conheça as exposições, entre elas a nova atração com o tema energia Energierijk.

Com uma arquitetura curiosa, o centro está localizado próximo à estação central de Amsterdã e recebe todos os interessados em experimentos de física ou uma jornada pela mente humana. As exposições do NEMO fascinam a todos pelo apelo visual e interatividade proporcionadas aos pequenos visitantes.

6.Hermitage Amsterdã
 

O Hermitage Amsterdã é o maior museu satélite do Museu Hermitage de São Petersburgo, aclamado por viajantes como o melhor museu do mundo. Fica no "Amstelhof", um lindo prédio às margens do rio Amstel. A coleção de cerca de três milhões de objetos no museu original garante mostras fabulosas com impressionantes obras de arte. A principal é temporária e muda a cada seis meses – a tualmente, o destaque fica para a exposição Dining with the Tsars com louças russas luxuosas. Há também duas apresentações permanentes, uma sobre o relacionamento entre a Rússia e a Holanda e a outra conta a história do prédio Amstelhof.

7. Boijmans Van Beuningen

 
Com um calendário de exposições diversificado, quem vai a Roterdã deve definitivamente visitar o Museu Boijmans van Beuningen. É possível ver as coleções permanentes que contam com pinturas de mestres como Magritte e Dalí, peças de aclamados designers holandeses e as novas exposições com obras de artistas contemporâneos, tais como Infinity Mirror Room da Yayoi Kusama. De outubro de 2015 a janeiro de 2016, o destaque fica para a exposição From Bosch to Bruegel - the birth of genre painting com obras dos mestres holandeses.

O museu abriga uma coleção única de pinturas, esculturas e objetos, valorizando a arte, o design e a moda nas suas exposições clássicas e modernas.

8. EYE
 

EYE é o único museu da Holanda dedicado exclusivamente a filmes e à cinematografia. Com uma vasta programação diária de filmes - clássicos, alternativos, infantis -, sempre haverá uma boa opção para todos os tipos de visitantes. Também há exposições interessantes no museu, como a atual Jean Desmet’s Dream Factory. The Adventurous Years of Film (1907-1916) que mostra os primeiros anos do cinema holandês.

O museu, em Amsterdã, convida os visitantes a assistir a filmes em suas quatro telas, explorar a área de mostras, o porão interativo, a loja, o restaurante e o café que oferecem uma linda vista do rio IJ, pronunciado como o nome do museu. Uma balsa gratuita liga o instituto à estação central 24 horas por dia.

9. Royal Delft

Fundada em 1653, a Royal Delft é a única fábrica de porcelana da cidade de Delft do século XVII que ainda continua ativa. A famosa cerâmica ainda é toda pintada à mão, de acordo com séculos de tradição. Durante a Royal Delft Experience, os visitantes embarcam em uma viagem pelo presente, passado e futuro desse símbolo secular holandês, e a cada mês do ano há atividades e workshops diversificados no espaço, com temas festivos como Valentine’s Day, Páscoa e Dia das Mães. Também é possível tomar um chá da tarde, promover eventos e até mesmo se casar nos espaços da antiga fábrica.

10. Museu do Sexo
 

O primeiro e mais antigo museu do sexo no mundo encontra-se em Amsterdã. A coleção contém estátuas, pinturas, fotos, vídeos e todo tipo de objetos e até mesmo atrações relacionadas ao tema. Com slogan "Sexo é a coisa mais natural do mundo”, o museu mostra que sexo teve papel importante ao longo da história e também nas artes e atrai mais de 500 mil visitantes por ano.

Barbada: Holland Pass
 

O passe oferece opções de 2, 5 ou 7 ingressos grátis e com desconto para vários museus, atrações, restaurantes e lojas. O Holland Pass inclui um tour por Amsterdã ou uma passagem de 24 horas de transporte público em Haia ou Roterdã. Aceito em toda a Holanda. Veja mais em: www.hollandpass.com

Nenhum comentário: